domingo, 19 de junho de 2011

Tavito - Tavito (1979)


                Mineiro, guitarrista e violonista, uma lenda do rock e da música brasileira, a primeira análise de álbum tupiniquim trará um debut de Tavito, seu álbum homônimo de 1979. Nascido em 1948, Luís Otávio, seu nome de nascimento, desde cedo manteve-se interessado pela música, sendo um autodidata. Participou da cena mineira, com alguns músicos como Milton Nascimento e Toninho Horta. Talvez uma de suas maiores contribuições para a música brasileira e ao rock nacional tenha sido sua participação no incrível grupo Som Imaginário, formado também pelo colega de longa data Zé Rodrix (m.2009), Fredera e Robertinho Silva. Após alguns anos de participação na banda, ficou um tempo fora até em 79, quando deu pontapé incial à sua carreira solo. Atualmente, está na ativa com álbum novo, e já produziu álbuns de Sá & Guarabyra, Sá, Rodrix & Guarabyra, Marcos Valle, dentre outros.
                No mundo inteiro, o final dos anos setenta, principalmente seu último ano, toranaram-se uma armadilha a todo bom artista. As fórmulas e composições estavam cada vez mais saturadas, e o ouvindo, mesmo receptivo sempre, não demonstrava com o passar do tempo o mesmo interesse a certos trabalhos. Certamente, Tavito sabia dessa situação, e com o pensamento justamente de burlar essa situação, escalou músicos do mais alto escalão da música nacional e de todos os seguimentos, desde a dupla de rock rural Sá e Guarabyra, passando pelo cantor de MPB Ivan Lins ao baixista de funk Jamil Joanes. Os anos de camaradagem do co-autor de "Casa no Campo" permitiram uma produção de álbum com staff de primeira categoria, com um único objetivo, a produção de uma estréia que fosse especial.
                O álbum começa com "Cowboy", escrita por Eduardo Souto Neto e o irmão de Marcos Valle, Paulo Sérgio. A faixa mais conhecida do álbum, que virou um grande hit e até hoje é bem lembrada pelos ouvintes é "Rua Ramalhete", composta em parceria com Ney Azambuja. Temos ainda um cover de Erasmo Carlos (3) e uma música da dupla de rock rural para o álbum (8). É interessante notar que das dez faixas, nenhuma foi escrita apenas por Tavito, e sim, ou em parceria, ou escrita por outros músicos e bem interpretadas por ele. O final do trabalho ainda é marcado por uma interpretação de Tavito de "Casa no Campo", famosa na voz de Elis Regina, composta com Zé Rodrix.
                Finalizado o seu disco de estréia, podemos notar a boa qualidade das canções, com arranjados muito bem trabalhos pelo grande elenco de percussionistas, baixistas, baterista e backin' vocals, sempre rumando a harmonizar todo o álbum. Não podemos apontar um ponto fraco do álbum, até porque ele não o tem, por ser um álbum muito regular nesse sentido. Tavito é mais compositor que letrista, como sempre foi responsável pelas construções de arranjo. Ele além de cantar todas as músicas, que não era normal em tempos passados, ele também toca um violão de 12 cordas, outra ressalva importante é não parecer o mesmo Tavito "hippie" de tempos atrás, as músicas são mais equilibradas, ora com mais swings, ora com músicas românticas (que pode-se dizer que foi a tônica de toda a produção). A mensagem final do álbum é essa, não pode ser considerado um marco da música brasileira, e muito provavelmente nem essa era a intenção, mas foi uma estréia muito positiva, fato que o incentivou a gravar mais álbuns nessa linha posteriormente.
               
  •  Avaliação:
 





  • Ficha Técnica:

Gravadora:CBS
Lançamento:1979
Gênero:MPB, Pop



  • Faixas:


Lado A:


1)CowboyCompositores: Eduardo Souto Neto, Paulo Sérgio Valle2:39
2)Rua Ramalhete Compositores: Ney Azambuja, Tavito3:50
3)Você me Acende Compositor:   Erasmo Carlos     3:39
4)Longe do MedoCompositores: Ivan Lins, Tavito2:48
5)Cravo e Canela Compositores: Milton Nascimento, Ronaldo Bastos 2:22


               
Lado B:


1) Naquele TempoCompositores: Mariozinho Rocha, Renato Correa      3:36
2) Começo, Meio e FimCompositores: Ney Azambuja, Paulo Sério Valle, Tavito 3:10
3) A IlhaCompositores: Sá e Guarabyra        2:50
4) Coração RemoçadoCompositores: Eduardo Souto Neto  2:32
5) A Casa No CampoCompositores: Tavito, Zé Rodrix      1:50




  • Créditos:

Vocal:Tavito
Vocais de Apoio:Flavinho, Jane Duboc, Marcio Lott, Regininha
Violão 12 Cordas:Sérgio Dias, Tavito
Baixo:Alexandre Malheiros, Jamil Joanes (1,4,6)
Bateria:Mamão, Paulinho Braga
Percussão:Mamão
Piano:Eduardo Souto Neto, Gilson Peranzzetta
Trompete:Roberto Marques, Silvio Barbosa, Marcio Montarroyos e Maurílio Santos
Condutor:Eduardo Souto Neto
Cordas:Aizik Geller, Alceu Reis, Arlindo Penteado, Ernani Bordinhao, Frederick Stephany, Jorge Faini, Jorge Kundert, Jose Alves, Joao Daltro, Paschoal Perotta, Virgilio Arraes e Walter Hack
Engenheiro | Mixagem:Andy P. Mills
Produtor:Márcio Mour

  •  Gravado no Studio Sigla, Rio De Janeiro, Brasil.




  •  Vídeos:
Começo, Meio e Fim




A Ilha:
Curta esse Post !

5 comentários:

  1. Alguém sabe quem foi que fez o magnífico solo de guitarra no final da música Rua Ramalhete?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber que bateria é usada nas gravações..

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.