Em mais de cinquenta anos de sua vida, Rod dedicou-os à música. COm um grupo de skiffle não-profissional em 1956, iniciou sua experiência que iria a se acumular com os anos seguintes. Durante toda a década de sessenta passando por diversos grupos, o ano de 1968 seria realmente um início de partida: gravando com o Jeff Beck Group, conseguiu projeção com dois bons álbuns gravados pela banda. The Faces, a banda que o projetaria mundialmente surgiria em 1969 da ruptura do Small Faces, e entre todos esses acontecimentos, o cantor grava seu debut no mesmo ano, "An Old Raincoat Won't Ever Let You Down" que seria lançado nos Estados Unidos primeiro, sob o nome de "The Rod Stewart Album", em novembro do mesmo ano. O lançamento britânico ficaria para o ano de 1970, quando o Faces também lançaria seu primeiro álbum solo. Seria conhecido a partir daí como um artista incansável, lançando bons trabalhos em um curto espaço de tempo, tanto que no segundo semestre de 70, chegaria às lojas "Gasoline Alley", seu segundo álbum solo sob os selos Mercury nos EUA e Vertigo no Reino Unido, é desse álbum que falaremos a seguir.
Um fato interessante que pode ser notado facilmente nos trabalhos solos de Rod é que em sua produção, encontramos facilmente os line-ups completos do Faces, o que mais ou menos coloca implicitamente o álbum como uma parte extra da história dessa banda. Esse álbum ficaria marcado com o último da curta parceria de dois álbuns da produção Rod/Lou Reizner (que também produziu "Caetano Veloso", de 1971). Nesse lançamento, assim como no primeiro, Rod intepreta alguns covers com uma pitada de rock'n roll e folk muito peculiares. A diferença está em como isso ocorre: aparenta estar mais familiarizado, arriscando-se em canções de rock e as transformando em algo próximo ao folk, sem perder a essência que o Faces conseguia em seu instrumental.
Gasoline Alley, a faixa número 1, composta em dupla com Wood, tornou-se um sucesso, sendo inclusa nos shows do artista e de sua banda por muito tempo. Temos um cover de "Only A Hobo" de Bob Dylan, explicitando essa veia folk, que deixou claro também em sua composição "Jo's Lament" e "Lady Day", abordando muito inteligentemente no álbum o uso das teclas e do mandolim. Um cover da Small Faces (My Way of Giving) fica ainda mais pesado na voz de Rod, com uma ótima sequência da cozinha Jones/Lane junto a guitarra de Wood. "I'ts All Over Now" dos Stones e "Country Comfort", de John/Taupin explicitam diferentes sentimentos: enquanto a primeira é puro rock, fazendo jus aos originais, a segunda é bastante explorada nos vocais e teclas, dando um impacto maior a bela letra composta pela dupla, encarnando blues.
A conclusão que fica desse álbum é que, com a escolha certa das músicas, partindo de bastante ecletismo, de Dylan à Elton John, passando pelos padrinhos Stones, conseguiu-se fechar um trabalho de ótima qualidade, que entre as dez faixas, pode-se sentir o melhor do folk, do rock'n roll e do blues. Somando a inovação das teclas, o mandolim, as guitarras e uma cozinha marcante, junto à atitude "Hard Rock" de Rod, este conseguiu compor uma atmosfera única e um álbum bastante peculiar. O vocal que se transformaria mundialmente famoso e a marca de belas canções e interpretações marcaria época nessa fase de sua carreira. Álbum lançado atinge na Billboard 200 o vigésimo sétimo lugar, um feito importante que premiou esse ótimo álbum de Stewart. No ano seguinte, ainda lançaria um álbum de uma colocação ainda maior nos charts dos dois países, com o hit de sua carreira.
- Avaliação:
- Ficha Técnica:
Gravadora:
|
Vertigo (UK), Mercury (EUA)
|
Lançamento:
|
1970
|
Gênero:
|
Rock'n Roll, Folk, Blues
|
- Faixas:
A1) Gasoline Alley | Compositores: Rod Stewart e Ron Wood | 4:00 |
A2) It's All Over Now | Compositores: Bobby Womack e Shirley Womack | 6:22 |
A3) Only A Hobo | Compositor: Bob Dylan | 4:20 |
A4) My Way Of Giving | Compositores: Steve Marriot e Ronnie Lane | 4:10 |
B1) Country Comfort | Compositores: Bernie Taupin e Elton John | 4:45 |
B2) Cut Across Shorty | Compositores: W. Walker e M. Wilkin | 6:30 |
B3) Lady Day | Compositor: Rod Stewart | 4:15 |
B4) Jo's Lament | Compositor: Rod Stewart | 3:35 |
B5) You're My Girl (I Don't Want To Discuss It) | Compositores: Beatty, Cooper e Shelby | 4:30 |
- Créditos:
Vocais: | Rod Stewart |
Vocais de Apoio: | Ronnie Lane |
Violão: | Martin Quittenton, Rod Stewart |
Baixo: | Ron Wood, Ronnie Lane |
Slide Guitar: | Sam Mitchell |
Guitarra: | Ron Wood |
Bateria: | Kenney Jones, Mick Waller |
Piano: | Ian McLagan, Pete Sears |
Violino: | Dennis O'Flynn, Dick Powell |
Mandolim: | Stanley Matthews |
Assobio: | William Gaff |
Produção: | Lou Reizner e Rod Stewart |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.