domingo, 19 de junho de 2011

Review: Bee Gees - Trafalgar (1971)



Há muito e pouco para falar (devemos é ouvir) sobre esse álbum conceitual dos Bee Gees, contido no livro de Robert Dimery's (1001 álbuns para ouvir antes de morrer), é o segundo título mais ambicioso e talvez mais arriscado dos autores ficando somente atrás do álbum Odessa de 1968.

A capa e as músicas "Walking Back To Waterloo", "Trafalgar", se referem a batalha naval de Trafalgar (ocorrida em 1085) onde Espanha e França (de Napoleão)  batalharam contra a Inglaterra (vencedora) comandada pelo almirante Horatio Nelson. A capa é uma reimpressão da pintura de Pockck's (A Batalha de Trafalgar), a foto interna mostra os irmãos (e Geoff Bridgford baterista do grupo entre 1969 e 1972) encenando a morte de Nelson (representado por Maurice Gibb) e ao lado está Napoleão (representando por Robin Gibb).

Sobre o álbum: Álbum posterior ao "2 Years On" de grande sucesso comercial com "Lonely Days" dessa vez os Bee Gees vieram mais inspirados que antes. Todos os instrumentos estão em seu devido lugar, as vozes muito bem arranjadas, mostrando os Bee Gees como excelentes compositores e cantores, dos mais variados gêneros, grande presença do piano, influência r&b, músicas diferenciadas.



"How Can You Mend a Broken Heart?" (Barry Gibb/Robin Gibb) – 3:58  Nota: 5/5
Música principal do álbum, além da mais conhecida. Foi o primeiro single dos Bee Gees nos Estados Unidos as atingir o primeiro lugar. É um hit vendável para vários públicos, diferente de "Israel".

http://www.4shared.com/audio/tMUxkHql/01_-_How_Can_You_Mend_A_Broken.html
"Israel" (B. Gibb) – 3:44  Nota: 5/5
Música estilo R&B dos anos setenta, é uma das músicas do lado black music do Barry Gibb. É uma música "de gosto" para poucas pessoas. O piano é bem marcante na música sendo objeto muito importante para a perfeição da música com uma incrível interpretação. Diria só que falta uma certa potência vocal a mais, ou seja, um negro cantando, mas esse detalhe não estraga a música em nada.

http://www.4shared.com/audio/9SU2pHOm/02_-_Israel.html

"The Greatest Man in the World" (B. Gibb) – 4:17  Nota: 4.3/5
Melhor harmonia vocal do álbum...

http://www.4shared.com/audio/ViPrSt_Z/03_-_The_Greatest_Man_In_The_W.html
    "It's Just the Way" (Maurice Gibb) – 2:33  Nota: 4/5
    Ao estilo Maurice (água com pouco sal), não posso dizer que é ruim pois gosto de música desse tipo principalmente para ouvir a noite mas não é do tipo que vai te impressionar. 
    Parte em destaque:
     It's just the way that I feel about tomorrow

    http://www.4shared.com/audio/Zd0Kug0D/04_-_Its_Just_The_Way.html
      "Remembering" (B. Gibb/R. Gibb) – 4:01 Nota: 4/5
      Música que aprendi a gostar, a introdução é a minha parte favorita da música e aos 0:24 onde começa o "embalo", além do refrão onde há um acréscimo do som permitindo a "entrada triunfante" da fala: Remembering .. you were my wife.... Remembering all my life.

      http://www.4shared.com/audio/6s7xd0G5/05_-_Remembering.html
        "Somebody Stop the Music" (B. Gibb/M. Gibb) – 3:31 Nota: 4.8/5
        O começo da não promete nada até que aos 0:52 a bateria nasce e a gente fica esperando o que adiante irá vir. Música mais rock do álbum (será a única ??)

        http://www.4shared.com/audio/yaC6iC56/06_-_Somebody_Stop_The_Music.html
          "Trafalgar" (M. Gibb) – 3:53 Nota: 4.5/5
          Temos outra partição do brother Mo (com um certo estilo Beatles), é uma daquelas que poderiam ser chata, porém essa música nós trás um certo envolvimento, como se estivessemos dentro de algo ouvindo essa música, ela nós leva, nos ambientaliza.
          Parte destaque:
          Trafallllllgarrrrrrr please don't let me down .... .

          http://www.4shared.com/audio/qgmS_7L4/07_-_Trafalgar.html
            "Don't Wanna Live Inside Myself" (B. Gibb) – 5:24  Nota: 5/5
            A melhor do álbum, introdução do Barry com outra grande participação de piano, ao longo as vozes dos Brothers (Barry e Maurice, o segundo com um certo falsete em algumas partes) se harmonizam e se potencializam unicamente.

            http://www.4shared.com/audio/3PqQbDfj/08_-_Dont_Wanna_Live_Inside_My.html
              "When Do I" (B. Gibb/R. Gibb) – 3:57 Nota: 4/5
              O começo lembra (Glass House dos mesmos) Robin como sempre deixou a sua marca como o seu jeito de pronunciar de "When Do I" algo que deixa a música especial e de inaceitável audição vinda de outros cantores, ao final lembra algumas faixas de Odessa.

              http://www.4shared.com/audio/lV-gyK8-/09_-_When_Do_I.html
                "Dearest" (B. Gibb/R. Gibb) – 3:52 Nota: 3.9/5
                Interessante, cantada com clareza e acompanhamento do piano (bastante presente no álbum), participação nos vocais principais de Robin e Barry cada um cantando solo. Aos 1:05 há um certo exagero na voz do Robin porém talvez estritamente necessária a canção, mostrando o diferencial entre os cantores e gerando um favorito. As vezes espero o Robin terminar de cantar, apenas para ouvir a parte do Barry que virá mais "nostálgica" do que se ele cantasse sozinho.
                Parte destaque: And if you could see my today, i will remember you

                http://www.4shared.com/audio/PpZlz1np/10_-_dearest.html
                  "Lion in Winter" (B. Gibb/R. Gibb) – 3:59 Nota: 4.5/5
                  Existe um exagero nas batidas iniciais porém nada demais. Barry novamente no seu estilo black mas dessa vez Robin está presente com um tom de não muito fácil execução, acho que uma apresentação ao vivo iria ser custosa.

                  http://www.4shared.com/audio/bwIZ9Shi/11_-_Lion_In_Winter.html
                    "Walking Back to Waterloo" (B. Gibb/M. Gibb/R. Gibb) – 3:51 Nota: 4.8/5
                    Mais uma vez o piano presente, começo interessante e em crescimento até o aparecimento do refrão onde a melodia se situa e alterna na presença do Barry.

                    http://www.4shared.com/audio/3iLlKT9r/12_-_Walking_Back_To_Waterloo.html

                    Por Marcelo.
                      Curta esse Post !

                      Nenhum comentário:

                      Postar um comentário

                      Obrigado por comentar.