Dez anos de carreira passaram. O som agressivo, os comerciais de feijão e desodorantes intercalados entre as músicas do Sell Out. Tommy e seu sucesso mundial, Woodstock, Who's Next e sua "juventude improdutiva". A reviravolta mod no conceitual Quadrophenia e cá estamos: junto com o Led Zeppelin e os Stones, o The Who era sem dúvida a maior banda do pós-Beatles, ancorando esperança de todos seus apreciadores por letras tanto complexas de Townshend, quanto sarcásticas de John, as potentes cordas vocais de Daltrey e a explosão das baquetadas de Keith Moon. O ano de 1974 ficou dedicado, assim como uma parte do anterior, a Quadrophenia tour. Entwistle então nesse mesmo ano dedicar-se-ia a literalmente procurar todo trabalho velho e esquecido do Who para juntar na coletânia-álbum inédito, "Odds&Sods". Após tantos trabalhos de excelência qualidade, o Who entraria no ano de 1975 com a missão de manter as coisas como estavam. É aí que surge o novo lançamento do grupo, bastante diferente dos anteriores.
A começar, antes mesmo dos trabalhos começarem o cenário da banda era bastante diferente também dos anteriores: Entwistle dedicara-se a uma turnê solo nos Estados Unidos, divulgando o último lançamento "Mad Dog", Daltrey e Townshend quase que exclusivamente trabalhavam em cima do filme Tommy que seria lançado no mesmo ano, e Keith produzia seu cômico álbum "Two Sides Of The Moon". A produção novamente ficaria também por conta de Glyn Johns, que havia trabalhado com o grupo nos últimos lançamentos. O álbum ainda marca a volta de Entwistle como compositor (já que no "Quadrophenia" não compôs nenhuma faixa), e o teor das músicas voltado mais para o momento pessoal de seu principal compositor, Townshend.
Com isso, talvez esse trabalho seja o mais pessoal da banda. Townshend, por opção, escreveu e cantou sobre os crescentes problemas de alcoolismo que passava, dedicando isso à faixa "However Much I Booze", já na voz de Daltrey e composição de Pete, a reflexiva "How Many Friends" que é cantada em seu refrão algo como em tradução literal "Quantos amigos que realmente tenho ?", canções sobre amor estão em "Dreaming From The Waist" e "They're All In Love". Teríamos ainda a bela faixa tocada em ukulele "Blue Red And Grey", que aparenta ter um tom autobiográfico e é sem dúvidas uma das mais belas letras que Pete já compôs. A canção que mina esse campo pessoal de Pete é o single country "Squeeze Box", que é recheado de ambiguidades. A única faixa de Entwistle, "Success Story", segue a linha de suas composições: sarcásticas, e nesse caso parecendo falar de como sua própria banda cresceu. Em 1996 seriam lançadas três faixas extras, as versões ao vivo de "Dreamming From The Waist", "Behind Blue Eyes" e "Squeeze Box".
Lançado a obra, no dia três de outubro de 1975 no Reino Unido e no dia vinte cinco do mesmo mês nos Estados Unidos, Thee Who abriria a uma turnê meses depois. Sua curiosa capa creditada a John Entwistle, é literalmente um joguinho de ligue os pontos, explicação para o nome do trabalho, algo como "The Who pelos números". O álbum foi bem recebido pela crítica e rapidamente subiu as paradas britânicas e estadunidenses para o sétimo e oitavo lugar, respectivamente. O single Squeeze Box aventurou também na décima e décima sexta posição, na sequência UK/EUA. A banda ainda no mesmo ano receberia da RIAA a bonificação de disco de Ouro. Em 1993, a mesma instituição premiaria a banda com platina. O que se conclui desse novo lançamento do Who é que entre intrigas e interesses diversos, a banda lançou um trabalho que renovou suas cargas, dando mais amplitude para o processo criativo. A turnê que seguiu o álbum ficou mais de um ano rodando a Europa e os Estados Unidos, um sucesso certo entre seus milhares de fãs. Mesmo diferente dos seus sucessos anteriores os compositores do Who venderam bem e mostraram-se mais humanos, principalmente Townshend, o que sem dúvida é um ponto bastante positivo e único na carreira deste incrível grupo.
Avaliação:
Ficha Técnica:
Gravadora:
Polydor (UK), MCA Records (EUA)
Lançamento:
1975
Genêro:
Rock
Faixas:
A1) Slip A Kid
Compositor: Pete Townshend
4:29
A2) However Much I Booze
Compositor: Pete Townshend
5:03
A3) Squeeze Box
Compositor: Pete Townshend
2:41
A4) Dreaming From The Waist
Compositor: Pete Townshend
4:48
A5) Imagine A Man
Compositor: Pete Townshend
4:00
B1) Sucess Story
Compositor: John Entwistle
3:20
B2) They're All In Love
Compositor: Pete Townshend
3:00
B3) Blue, Red And Grey
Compositor: Pete Townshend
2:47
B4) How Many Friends
Compositor: Pete Townshend
4:06
B5) In A Hand Or A Face
Compositor: Pete Townshend
3:25
*Extras, versão 1996 (versões ao vivo)
A1) Squeeze Box
Compositor: Pete Townshend
4:13
A2) Behind Blue Eyes
Compositor: Pete Townshend
3:41
A3) Dreaming From The Waist
Compositor: Pete Townshend
4:52
Créditos:
Vocais:
John Entwistle (6), Pete Townshend (2,8) e Roger Daltrey (1,3,4,5,7,9,10)
Vocais de Apoio:
John Entwistle, Keith Moon, Pete Townshend e Roger Daltrey
Baixo/Baixo 8 cordas:
John Entwistle
Guitarra:
Pete Townshend
Bateria:
Keith Moon
Percussão:
Keith Moon
Gaita:
Roger Daltrey (2)
Metais:
John Entwistle
Teclados:
Pete Townshend e John Entwistle
Ukulele:
Pete Townshend
Acordeon:
Pete Townshend
Banjo:
Pete Townshend
Piano:
Nick Hopkins (4,6,9,10)
Violino:
Dave Arbus
Produtor:
Glyn Johns
Gravado no Shepperton Studios', Shepperton, Inglaterra e Ronnie Lane's Mobile Studio, Londres, Inglaterra, 1975.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.