domingo, 17 de julho de 2011

The Who - The Who By Numbers (1975)







            Dez anos de carreira passaram. O som agressivo, os comerciais de feijão e desodorantes intercalados entre as músicas do Sell Out. Tommy e seu sucesso mundial, Woodstock, Who's Next e sua "juventude improdutiva". A reviravolta mod no conceitual Quadrophenia e cá estamos: junto com o Led Zeppelin e os Stones, o The Who era sem dúvida a maior banda do pós-Beatles, ancorando esperança de todos seus apreciadores por letras tanto complexas de Townshend, quanto sarcásticas de John, as potentes cordas vocais de Daltrey e a explosão das baquetadas de Keith Moon. O ano de 1974 ficou dedicado, assim como uma parte do anterior, a Quadrophenia tour. Entwistle então nesse mesmo ano dedicar-se-ia a literalmente procurar todo trabalho velho e esquecido do Who para juntar na coletânia-álbum inédito, "Odds&Sods". Após tantos trabalhos de excelência qualidade, o Who entraria no ano de 1975 com a missão de manter as coisas como estavam. É aí que surge o novo lançamento do grupo, bastante diferente dos anteriores.
            A começar, antes mesmo dos trabalhos começarem o cenário da banda era bastante diferente também dos anteriores: Entwistle dedicara-se a uma turnê solo nos Estados Unidos, divulgando o último lançamento "Mad Dog", Daltrey e Townshend quase que exclusivamente trabalhavam em cima do filme Tommy que seria lançado no mesmo ano, e Keith produzia seu cômico álbum "Two Sides Of The Moon". A produção novamente ficaria também por conta de Glyn Johns, que havia trabalhado com o grupo nos últimos lançamentos. O álbum ainda marca a volta de Entwistle como compositor (já que no "Quadrophenia" não compôs nenhuma faixa), e o teor das músicas voltado mais para o momento pessoal de seu principal compositor, Townshend.
            Com isso, talvez esse trabalho seja o mais pessoal da banda. Townshend, por opção, escreveu e cantou sobre os crescentes problemas de alcoolismo que passava, dedicando isso à faixa "However Much I Booze", já na voz de Daltrey e composição de Pete, a reflexiva "How Many Friends" que é cantada em seu refrão algo como em tradução literal "Quantos amigos que realmente tenho ?", canções sobre amor estão em "Dreaming From The Waist" e "They're All In Love". Teríamos ainda a bela faixa tocada em ukulele "Blue Red And Grey", que aparenta ter um tom autobiográfico e é sem dúvidas uma das mais belas letras que Pete já compôs. A canção que mina esse campo pessoal de Pete é o single country "Squeeze Box", que é recheado de ambiguidades. A única faixa de Entwistle, "Success Story",  segue a linha de suas composições: sarcásticas, e nesse caso parecendo falar de como sua própria banda cresceu. Em 1996 seriam lançadas três faixas extras, as versões ao vivo de "Dreamming From The Waist", "Behind Blue Eyes" e "Squeeze Box".
            Lançado a obra, no dia três de outubro de 1975 no Reino Unido e no dia vinte cinco do mesmo mês nos Estados Unidos, Thee Who abriria a uma turnê meses depois. Sua curiosa capa creditada a John Entwistle, é literalmente um joguinho de ligue os pontos, explicação para o nome do trabalho, algo como "The Who pelos números". O álbum foi bem recebido pela crítica e rapidamente subiu as paradas britânicas e estadunidenses para o sétimo e oitavo lugar, respectivamente. O single Squeeze Box aventurou também na décima e décima sexta posição, na sequência UK/EUA. A banda ainda no mesmo ano receberia da RIAA a bonificação de disco de Ouro. Em 1993, a mesma instituição premiaria a banda com platina. O que se conclui desse novo lançamento do Who é que entre intrigas e interesses diversos, a banda lançou um trabalho que renovou suas cargas, dando mais amplitude para o processo criativo. A turnê que seguiu o álbum ficou mais de um ano rodando a Europa e os Estados Unidos, um sucesso certo entre seus milhares de fãs. Mesmo diferente dos seus sucessos anteriores os compositores do Who venderam bem e mostraram-se mais humanos, principalmente Townshend, o que sem dúvida é um ponto bastante positivo e único na carreira deste incrível grupo.

  • Avaliação:



  • Ficha Técnica:
Gravadora:Polydor (UK), MCA Records (EUA)
Lançamento:1975
Genêro:Rock




  • Faixas:
A1) Slip A KidCompositor: Pete Townshend4:29
A2) However Much I BoozeCompositor: Pete Townshend5:03
A3) Squeeze BoxCompositor: Pete Townshend2:41
A4) Dreaming From The WaistCompositor: Pete Townshend4:48
A5) Imagine A ManCompositor: Pete Townshend4:00
B1) Sucess StoryCompositor: John Entwistle3:20
B2) They're All In LoveCompositor: Pete Townshend3:00
B3) Blue, Red And GreyCompositor: Pete Townshend2:47
B4) How Many FriendsCompositor: Pete Townshend4:06
B5) In A Hand Or A FaceCompositor: Pete Townshend3:25



*Extras, versão 1996 (versões ao vivo)
A1) Squeeze BoxCompositor: Pete Townshend4:13
A2) Behind Blue EyesCompositor: Pete Townshend3:41
A3) Dreaming From The WaistCompositor: Pete Townshend4:52



  • Créditos:
Vocais:John Entwistle (6), Pete Townshend (2,8) e Roger Daltrey (1,3,4,5,7,9,10)
Vocais de Apoio:John Entwistle, Keith Moon, Pete Townshend e Roger Daltrey
Baixo/Baixo 8 cordas:John Entwistle
Guitarra:Pete Townshend
Bateria:Keith Moon
Percussão:Keith Moon
Gaita:Roger Daltrey (2)
Metais:John Entwistle
Teclados:Pete Townshend e John Entwistle
Ukulele:Pete Townshend
Acordeon:Pete Townshend
Banjo:Pete Townshend
Piano:Nick Hopkins (4,6,9,10)
Violino:Dave Arbus
Produtor:Glyn Johns


  •  Gravado no Shepperton Studios', Shepperton, Inglaterra e  Ronnie Lane's Mobile Studio, Londres, Inglaterra, 1975.
  • Vídeos: 


Imagine A Man



However Much I Booze



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