terça-feira, 26 de julho de 2011

The Cure - Seventeen Seconds (1980)


            A banda de post-punk já havia feito algum alvoroço em seu primeiro lançamento de 1979, "Three Imaginary Boys", otimizado pelo lançamento um ano depois na terra do Tio Sam, com faixas diferentes, inclusive o maior sucesso do grupo até então, "Boys Don't Cry", que também dá nome ao álbum. Toda a crítica avaliou positivamente o tipo de sonoridade que a banda emplacou, inclusive o ousado cover de Jimi Hendrix. Passada a turbulência de seu primeiro lançamento e da compilação estadunidense, o Cure reúne-se em estúdio para seu segundo trabalho, o Seventeen Seconds.
            As mudanças do primeiro álbum começaram pela formação da banda: a saída do baixista Michael Dempsey e em seu lugar a chegada do longevo Simon Gallup, além da entrada do tecladista inglês Matthieu Hartley, que daria outra dimensão mais pesada ao grupo, com extenso uso dos sintetizadores (esse seria único trabalho com o grupo). A estréia do produtor Mike Hedges ocorreu neste álbum, assim como a do vocalista Robert Smith. Feito isso, o grupo no ano de 1980 mergulha em uma gravação, que realmente exigiu forte empenho do grupo, que durante sete dias gravaram e trabalharam na mixagem entre 16 e 17 horas por dia. As gravações possuem um tom obscuro e um pouco amador devido a pouca rodagem dos responsáveis pela produção.
            O álbum apresenta um ganho de maturidade comparado à estréia, adotando também uma sonoridade bem mais sombria e vaga, com uso em grande escala de teclas em forma sutil e com forte marcação de bateria por todo o álbum. Temos duas faixas instrumentais, a primeira "A Reflection", que tem um belo arranjo piano e guitarra e a interrompida pelo término da fita de gravação, "The Final Sound". O vocal diferenciado de Smith, que se faz presente em todas as canções exceto as já citadas acompanham sempre a batida de Lol Tolhurst, podendo ser citadas "Play For Today" e "At Night". As canções mais carregadas da banda estão inclusas em "M", com direito a uma bela linha de baixo de Gallup e o maior sucesso comercial desse trabalho, "A Forest", que possui em sua letra um alto teor sombrio, contando basicamente uma pessoa que está em uma floresta e ao procurar uma garota que o chama, acaba-se por adentrar-se entre as árvores, e depois de muito, chega à conclusão que aquela garota nunca esteve lá, e seria tarde para a descoberta, pois já estava perdido na escuridão. A faixa, que é metade instrumental metade cantada, é talvez uma das mais cinzentas desse lançamento. A faixa homônima e que fecha o álbum, assim como muitas outras, possuem uma longa introdução até chegar à voz de Smith, que faz por agilizar o andamento da faixa. Um último destaque estaria com a faixa Three.
            Lançado em abril de 1980 e atingindo a vigésima colocação nas paradas britânicas, o trabalho é considerado por Smith algo inédito para todos, e foi encarado como o última obra a fim de otimizar o conjunto. Foi bastante recebido pela crítica, que chegou a colocá-los como a nova "Joy Divison". O que marcou para essa boa obra foi o clima que gerou uma fase gótica que introduzia-se definitivamente na banda a este momento e que se estenderia por alguns anos. O excesso de minimalismo foi um ponto positivo, que deu ao Cure uma maior variabilidade de gêneros para compor. Enfim, entrávamos nos porões criativos dessa década tão ofuscada que entre outros, coroariam o post-punk e o estilo gótico, quase definições deste Cure.

  • Avaliação:


  • Ficha Técnica:
Gravadora:Fiction Records
Lançamento:1980
Gênero:New Wave e Post-Punk





  • Faixas:
A1) A ReflectionCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup2:12
A2) Play For TodayCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup3:41
A3) SecretsCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup3:20
A4) In Your HouseCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup4:08
A5) ThreeCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup2:36
B1) The Final SoundCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup0:52
B2) A ForestCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup5:55
B3) MCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup3:04
B4) At NightCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup5:54
B5) Seventeen SecondsCompositores: Lol Tolhurst, Matthieu Hartley, Robert Smith e Simon Gallup4:00




  • Créditos:
Vocais:Robert Smith
Guitarra:Robert Smith
Baixo:Simon Gallup
Bateria:Lol Tolhurst
Teclas:Mattieu Hartley
Engenheiros:Mike Dutton e Mike Hedges
Produtores:Mike Hedges e Robert Smith




  • Gravado no Morgan Studio One, Londres, Inglaterra, 1980.

  • Vídeos:
In Your House


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