quarta-feira, 6 de julho de 2011

Badfinger - Wish You Were Here (1974)

    
O final da década de sessenta foi importantíssimo para a Apple, que precisava urgentemente de uma segunda fonte de renda, partindo do pressuposto que sua principal banda, os Beatles, estava decididamente em seus dias finais. Os também ingleses do The Iveys então foram escolhidos pela gravadora para tornar-se a banda que sucederia o “Fab Four”. Mudança de formações, como a saída de Ron Griffths e a entrada de Joey Molland e a transformação do nome da banda para Badfinger moldaram o grupo para o sucesso. Muitos dos lançamentos da banda contariam ainda com ajuda de Paul, John, Ringo e George, sendo esse último que colocou o grupo a participar do cultuado "Concert For Bangladesh" além de compor o solo do maior êxito da banda na Billboard, Day After Day (4°). Paul auxiliaria escrevendo o hit do primeiro álbum da banda como Badfinger, a faixa "Come and Get It", Ringo e John cederiam participações respectivamente no single "It Don't Come Easy" e no álbum Imagine. O ano de 1973 marcaria a conturbada saída da banda da Apple, homenageada na faixa de seu último álbum na gravadora (Apple of My Eye - Ass) para a chegada na Warner, arranjada pelo então empresário Stan Polley. Após a gravação de um álbum homônimo, que se chocaria em vendas com o último da banda, o grupo agora em crise buscaria respostas para voltar à superfície.
Logo após o final da turnê nos EUA, a banda reúne-se para a gravação do álbum na primavera de 1974, que ocorreria no Caribou Ranch Studios, no Colorado e no George Martin's AIR Studios, em Londres. Seria o último álbum da banda com sua formação Ham-Evans-Molland-Gibbins. E já no seu final de produção ocorreriam rusgas entre Ham e a esposa de Molland, que segundo relatos, envolvia-se diretamente na política do grupo, mal comparando algo na história os papéis de Raisa Gorbachev e Yoko Ono. Ainda no final daquele ano, Ham sairia do grupo voltando três semanas depois, e em dezembro de 1974 apenas um mês após o lançamento da obra, Molland anunciara seu desligamento. O trabalho ainda seria marcado pela terceira parceria consecutiva com o produtor Chris Thomas.
A revista Rolling Stone continuava apostando suas fichas na banda, já que em trabalhos anteriores dedicara-se também a analisá-los. Tratando do álbum objetivamente, vemos muito mais maturidade musical nos seus integrantes, que construíram possivelmente seu álbum mais pesado, carregados com guitarras e bastante bateria, ora a primeira por parte de Joey e Pete e a segunda absoluta às mãos de Mike Gibbins. Ao passo dessa premissa, notamos ainda sim a essência country atrelada ao rock que sempre existiu no Badfinger e também mais aflorada em  "Your So Fine" composta pelo baterista e guiada com violão e gaita e em "Got Get Out Of Here", de Molland. As faixas que carregam mais a rock'n roll estão nas duas compostas por Ham, a abertura do álbum "Just A Chance" e "Dennis". Esse é o álbum que menos contribuiu Tom Evans, que assinou apenas a oitava faixa. Ainda temos a bela "Love Time" e o belo encerramento com “Meanwhile Back At Ranch/Should I Smoke”, por Ham/Molland. Concluímos então quatro composições de Ham, três de Molland, duas de Gibbins e apenas uma de Evans, configurando um lado A de Pete Ham e o lado B de Molland, o que mostra claramente uma mudança de perspectiva do grupo, que antes contava mais com a dupla Ham-Evans.
Em novembro de 1974 o álbum foi lançado, e no ano seguinte, fora retirado de catálogo devido a questões contratuais entre a banda e a Warner, não permitindo assim, a provável subida da banda nas paradas, e a criação de alguns hits que facilmente poderia haver na obra que ainda ingressou na 184ª posição na Billboard 200. Temos aqui o que é chamado de melhor lançamento do Badfinger, uma volta triunfal ao lugar de onde não deveria ter saído que infelizmente foi tragado pelas armadilhas do mundo da música. O golpe das vendagens, a perda de integrantes na banda e chegada de outros (o tecladista Bob Jackson) sepultaram praticamente a existência do grupo e devido ao roubo do empresário no dinheiro do grupo, fato que fez influência decisiva no líder e principal compositor da banda, atolado em dívidas e desesperado a enforcar-se. Acabava ali um dos grupos mais promissores da década e com ele o sentido de continuar de outro integrante e amigo de Ham, Tom Evans, que entre uma depressão e outra, oito anos mais tarde poria sua vida um fim à mesma maneira que seu companheiro. Tom, que havia dito diversas vezes a familiares que queria estar ao lado do melhor amigo, finalmente descansara. "Wish You Were Here", em português literal "queria que você estivesse aqui" funcionaria como uma premonição aos anos que seguiriam para os três remanescentes além da canção Without You que cita em sua letra “I Can’t Live Without You” que em português seria “Não consigo viver sem você” presente no álbum "No Dice" de 1970.
  • Avaliação:







  •  Ficha Técnica:     
Gravadora:Warner
Lançamento:1974
Gênero:Rock, Pop




  •  Faixas:

A1) Just A ChanceCompositor: Pete Ham                     2:58
A2) Your So FineCompositor: Mike Gibbins        3:05
A3) Gotta Get Out Of HereCompositor: Joey Molland        3:29
A4) Know One KnowsCompositor: Pete Ham                     3:17
A5) DennisCompositor: Pete Ham                     5:19
B1) In The Meantime / Some Other TimeCompositor: Mike Gibbins e Joey Molland6:45
B2) Love TimeCompositor: Joey Molland             2:19
B3) King Of The LoadCompositor: Tom Evans3:33
B4) Meanwhile, Back at The Ranch / Should I SmokeCompositores: Pete Ham e Joey Molland4:57




  • Créditos: 

Vocais:Joey Molland (2,3,6,7,9), Pete Ham (1,4,5,9) e Tom Evans (8)
Vocais de Apoio:Joey Molland, Pete Ham, Mike Gibbins e Tom Evans
Falas em: "Know One Knows":Mira Kato*
Baixo:Tom Evans
Guitarra e Violão:Joey Molland e Pete Ham
Bateria:Mike Gibbins     
Teclados:Mike Gibbins e Pete Ham
Piano Elétrico:Tom Evans (8)
Arranjador:Roger Ball (9)
Metais:Average White Horns(9)
Regência:Anne Odell
Engenheiros:Garith Guinnes e Que Guercios
Produtores:Chris Thomas


* Não creditado




  •  Gravado no Colorado's Caribou Ranch, Colorado, Estados Unidos e George Martin's AIR Studios, Londres, Inglaterra, primaveira de 1974


  • Vídeos: 

You So Fine




   Meanwhile Back At Ranch/Should I Smoke 



Curta esse Post !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.