quinta-feira, 21 de julho de 2011

Thin Lizzy - Jailbreak (1976)


            Parte da construção do sonho americano, desse idealismo tão forte do século após as duas guerras mundiais se deve a importância que esse país, enquanto potência líder do ocidente, exercia sobre países mais pobres e oprimidos. Mesmo com o rechaço de influências com a União Soviética, seu prestígio manteve-se em alta, sendo como um manual de como se viver no "lado" democrático do globo. E na música, obviamente, isso também seria regra. Primeiramente, valorizando seus próprios músicos que faziam do jazz maravilhas, e com o início do rock, criando ídolos rebeldes como Jerry Lee Lewis e Chuck Berry. A quebra desse tabu veio com os ingleses dos Beatles e daí surgiram muitos outros a furar o bloqueio. Para os irlandeses do Thin Lizzy, em cinco anos esse fato ainda não acontecera. Estava lançada a missão ao grupo. Unir a qualidade, já inerente ao seu trabalho com o êxito comercial na terra do Tio Sam.
            Gravando por um mês (Dezembro de 1975 - Janeiro de 1976) no Ramport Studios, em Londres, o trabalho reuniu o suprassumo da banda, que se mantinha com essa formação nos dois álbuns anteriores, com seu líder Lynott, Gohram e Robertson nas guitarras e Brian Downey nas baquetas. Ajudaria ainda no trabalho o tecladista Tim Hinkley, na faixa "Running Back", apesar de não-creditado. Esse trabalho ainda seria produzido não por Lynott, mas sim por John Alcock, que seria responsável por lançamentos futuros do grupo. Mas nem tudo foram flores para o Thin Lizzy: a definição de quais seriam as músicas que encabeçariam os singles gerou um grande desconforto entre os integrantes. Decididas "Running Back" e "The Boys Are Back in Town", perceberam que era necessário uma suavizada na primeira música, fato que fez Lynott e Alcock a contratarem um músico de sessão chamado Tim Hinkley para dar um toque comercial à faixa. Robertson foi o músico contra a idéia, levando-o a não tocar na faixa que caiu no disco, iniciando rusgas entre os músicos. A visão da música para o guitarrista pode ser conferida em seu lançamento de 2011, Diamonds and Dirt. Feito isso, o dia 26 de março de 1976 ficaria para sempre na memória do hard rock, já que um dos melhores álbuns do gênero sairia as lojas no referido dia, sendo fabricado nos Estados Unidos pela Mercury e no Reino Unido pela Vertigo.
            São nove faixas que definem um trabalho sem dúvida consistente da banda. Lynott consegue com seu diferenciado vocal dar ritmo as pegadas das guitarras e as pesadas baterias. As faixas que saíram para singles em primeiro momento foram "The Boys Are Back In Town"/"Emerald". Dessas duas, pode-se concluir na primeira, um verdadeiro rock à risca, com todos os integrantes em impecável atuação dos envolvidos e "Emerald", que é a faixa que fecha o álbum, um verdadeiro hit de arena que apresenta um riff e um solo contagiante de guitarra, bem como "Cowboy Song", que também chegou a entrar em alguns compactos. A faixa-título que abre o álbum é sem dúvida uma das melhores amostras que se podem ter da banda, com todos os elementos citados anteriormente (a voz e baixo de Phil, as guitarras Gohram/Robertson e a bateria de Downey) a todo o vapor, constituindo realmente uma atmosfera de "fuga da cadeia", com direito ao som de sirenes. O teclado é o instrumento principal da controversa "Running Back". "Warriors", a quinta faixa do álbum sintetiza facilmente como funcionou o uso em larga escala das guitarras. A canção mais calma de todo o trabalho fica com a sétima faixa, "Fight Or Fall", que ainda sim têm seu quê de agito. Destacaria ainda a boa faixa "Angel From The Coast". O que se pode notar nesse trabalho é que a dupla de guitarristas precisou trabalhar, e colheu os frutos, já que facilmente temos pelo menos em metade do álbum músicas que embalaram qualquer show da banda. 
            Lançado e bem recebido pela crítica, chegando a um empolgante décimo oitavo lugar na Bilboard 200, o grupo finalmente obtêm seu passe nos Estados Unidos. A pitada comercial, que chegou a gerar tanta controvérsia durante as decisões das músicas dera resultados satisfatórios. A turnê do álbum, que prometia ser mais extensa precisou ser encerrada devido a uma hepatite que acometeu Phil Lynott. Enfim, dessa obra fica a bela obstinação que fez toda a engrenagem dos irlandeses entrar em um seleto grupo junto de outros conceituados habitantes desse belo país, como Rory Gallagher e anos depois o U2.

  • Avaliação:


  • Ficha Técnica


Gravadora:Vertigo (UK), Mercury (EUA)
Lançamento:1976
Gênero:Hard Rock


  • Faixas:
A1) JailbreakCompositor: Phil Lynott4:01
A2) Angel From The CoastCompositores: Brian Robertson e Phil Lynott   3:03
A3) Running BackCompositor: Phil Lynott3:13
A4) Romeo And The Lonely GirlCompositor: Phil Lynott3:55
A5) WarriorsCompositor: Phil Lynott e Scott Gorham4:09
B1) The Boys Are Back In TownCompositor: Phil Lynott4:27
B2) Fight Or FallCompositor: Phil Lynott3:45
B3) Cowboy SongCompositores: Brian Downey e Phil Lynott5:16
B4) EmeraldCompositor: Thin Lizzy4:03




  • Créditos:
Vocal:Phil Lynott
Baixo:Phil Lynott
Guitarra:Brian Robertson e Scott Gorham
Violão:Phil Lynott
Bateria:Brian Downey
Percussão:Brian Downey
Teclados:Tim Hinkley (3)
Produção:John Alcock



  • Gravado no Ramport Studios, Londres, Inglaterra, 1975-76



  • Vídeos:


Romeo And The Lonely Girl


Emerald


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