Em quatro anos de existência, os britânicos conseguiram emplacar dois álbuns de qualidade muito boa, a estréia do politizado no sentido ecológico "Emergency on Planet Earth" e "The Return of the Space Cowboy", outro trabalho aclamado pela crítica, principalmente no próprio Reino Unido. Comparações do vocal de Jason Kay com o genial Stevie Wonder surgiram e algo que também chamara a atenção seria o instrumental totalmente diferente do mainstream da época de seu surgimento, do grunge de Seattle, do Britpop e do Pop de grupos como Simply Red. Era algo como um funk com elementos de acid jazz. Após dois anos sem lançar um álbum, a banda, precisamente no dia nove de setembro de 1996, colocaria no mercado seu mais novo trabalho.
As novidades começariam na sua produção: pela primeira vez Jay Kay estaria envolvido, em parceria com Al Stone. Uma curiosidade é que a capa do álbum colocara algo como o corpo do logo da escuderia italiana Ferrari, estampando em vez do clássico cavalo rampante, o já tarimbado Buffalo Man, símbolo do grupo. O detalhe é que no encarte, a banda agradece pela "ajuda e inspiração" e dando os votos de boa sorte no Mundial, e o fato que ficou é que no biênio 96/97 foi a rival Williams quem levantou o caneco dos construtores, enquanto Damon Hill e Villeneuve, ambos da Renault, o de pilotos. Esse seria também o último trabalho completo do baixista Stuart Zender com a banda, já que no durante as gravações de Synkronized, de 1999, deixaria o grupo. As vendagens após o álbum comprovariam a boa fase da banda, superando os até então seus maiores êxitos e vendendo estimadamente 11,5 milhões de cópias no mundo, além a notificação da RIAA de um milhão de álbuns cópias nos Estados Unidos (a única da banda), em novembro de 1997. O trabalho ainda renderia quatro singles e um grande hit, a faixa título, que rendeu um Grammy na categoria single e quatro prêmios MTV.
As novidades começariam na sua produção: pela primeira vez Jay Kay estaria envolvido, em parceria com Al Stone. Uma curiosidade é que a capa do álbum colocara algo como o corpo do logo da escuderia italiana Ferrari, estampando em vez do clássico cavalo rampante, o já tarimbado Buffalo Man, símbolo do grupo. O detalhe é que no encarte, a banda agradece pela "ajuda e inspiração" e dando os votos de boa sorte no Mundial, e o fato que ficou é que no biênio 96/97 foi a rival Williams quem levantou o caneco dos construtores, enquanto Damon Hill e Villeneuve, ambos da Renault, o de pilotos. Esse seria também o último trabalho completo do baixista Stuart Zender com a banda, já que no durante as gravações de Synkronized, de 1999, deixaria o grupo. As vendagens após o álbum comprovariam a boa fase da banda, superando os até então seus maiores êxitos e vendendo estimadamente 11,5 milhões de cópias no mundo, além a notificação da RIAA de um milhão de álbuns cópias nos Estados Unidos (a única da banda), em novembro de 1997. O trabalho ainda renderia quatro singles e um grande hit, a faixa título, que rendeu um Grammy na categoria single e quatro prêmios MTV.
As diferenças com outros álbuns surgiram com a banda lançando-se mais no lado da eletrônica e possuindo em seu setlist mais faixas instrumentais, tais como a sequência "Didjerama" e "Didjital Vibrations", ambas parecendo colocar o ouvinte numa travessia a barco em uma selva com direito a zumbidos e barulho de animais, tais como pássaros e macacos, sendo essa a faixa mais criativa e curiosa do álbum. As faixas comerciais seriam as duas primeiras, "Virtual Insanity" que claramente tem um tom profético ao lançar seu ponto de vista sobre os avanços genéticos desenfreados e "Cosmic Girl" com direito a clipes e um pop bem equilibrado na primeira e um funk na segunda. A percussiva "Use The Force" e o reggae em "Drifting Along" são sem dúvida destaques a parte do álbum. As faixas com pitadas de eletrônica ficam por conta de "Alright" e a faixa homônima. A música que também contrapõe toda a vitalidade do álbum é a easy listening "Spend a Lifetime", que encerra as faixas do álbum, já que em muitos outros contamos com versões extras de duas músicas: "Do You Know Where You're Coming From?" e a faixa escondida "Funktion", uma exposição do som que o grupo produzia em oito minutos muito bem gastos.
A crítica rende-se ao álbum e coloca a banda no hall de grupos sólidos na cena inglesa e mundial. O gênero que o Jamiroquai introduziu junto a muitas outras bandas semelhantes, atrelado ao sucesso e aceitação que a banda teve, contribuíram para um dos trabalhos mais bem sucedidos da década, totalmente descontraído e divertido. Pela terceira vez, a dança e o gingado triunfaram.
- Avaliação:

- Ficha Técnica
Gravadora: | Sony Soho Square (UK) e Work (EUA) |
Lançamento: | 1996 |
Gênero: | Acid Jazz, Eletrônica, Funk |
- Faixas:
1)Virtual Insanity | Compositores: Jay Kay e Toby Smith | 5:40 |
2) Cosmic Girl | Compositores: Derrick McKenzie e Jay Kay | 4:03 |
3) Use The Force | Compositores: Derrick McKenzie, Jay Kay, Sola Akingbola e Toby Smith | 4:00 |
4) Everyday | Compositores: Jay Kay, Stuart Zender e Toby Smith | 4:28 |
5) Alright | Compositores: Jay Kay e Toby Smith | 4:25 |
6) High Times | Compositores: Derrick McKenzie, Jay Kay, Sola Akingbola e Toby Smith | 5:58 |
7) Drifting Alone | Compositores: Derrick McKenzie, Jay Kay, Simon Katz e Stuart Zender | 4:06 |
8) Didjerama | Compositores: Derrick McKenzie, Jay Kay e Wallis Buchanan | 3:50 |
9) Didjital Vibrations | Compositores: Jay Kay, Stuart Zender e Wallis Buchanan | 5:49 |
10) Travelling Without Moving | Compositor: Jay Kay | 3:40 |
11) You Are My Love | Compositor: Jay Kay | 3:55 |
12) Spend A Lifetime | Compositores: Jay Kay, Stuart Zender e Toby Smith | 4:14 |
13) Do You Known Where You1re Coming From ? * | Compositores: Jay Kay, M-Beat e Toby Smith | |
14) Funktion * | Compositores: Jamiroquai |
* Faixas escondidas e não entituladas no álbum
- Créditos:
Vocais: | Jay Kay |
Baixo: | Stuart Zender |
Guitarra: | Simon Katz |
Teclados: | Toby Smith |
Bateria: | Derrick McKenzie |
Didgeridoo | Wallis Buchanan |
Arranjo de Cordas: | Jay Jay e Simon Hale |
Engenheiro: | Al Stone |
Produção: | Al Stone, Jay Kay, M-Beat(13) e Rick Pope |
Gravado no Great Linford Manor Studios, Milton Keynes, Inglaterra, 1995.
- Vídeo:
High Times |
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