Seguindo na mesma
gravadora, o trabalho viria a ser produzido pelos irmãos Rudolph-Ronald e
possuiria uma sonoridade mais profunda no funk, isso significando não
necessariamente a perda da pegada mais R&b e soul que o grupo mostrava no
álbum do ano anterior. Apesar de antes participarem do grupo, mesmo não como
membros fixos, este álbum marcou a estreia dos irmãos mais novos Marvin e Ernie
(a assumir baixo e guitarra, respectivamente), além da entrada do primo, Chris
Jasper. Com a equipe de músicos praticamente fechada, o único novato no grupo
foi Truman Thomas, que assumiu o órgão (como músico de sessão). É justamente
neste ponto que venha a se justificar a escola do título three plus three, já
que reune nela os três elementos fixos do grupo, que soava bem mais a par de
outros grupos vocais da época para a oma de mais três elementos, que a muito
acrescentaria na parte da musicalidade. Em relação às músicas do álbum, vale a
destacar que o álbum, não fugindo da tradição dos últimos álbuns do grupo,
possui quatro interpretações de músicas de Seals & Crofts, James Taylor,
Jonathan Edwards e do maior sucesso do grupo Doobie Brothers (escrita pelo
vocalista e guitarrista Tom Johnston). Interessante citar, que além de tais
interpretações, o grupo em nenhum momento usa das características do músico compositor,
como que a traduzindo para uma forma toda Isley Brothers de interpretar a
faixa.
Mais entrosados do
que nunca, a abertura do álbum, com a segunda versão de "That Lady, Pts 1
& 2" já traz uma das primeiras características marcantes do álbum, a
citar, o extenso uso de sintetizadores tocados pelo habilidoso Chris Jasper,
bem como a percussão e bateria presentes. Com uma balada característica do
R&B e bem arranjada entre Ernie (no violão), Moreland nas baquetas, Jasper
e Marvin, a leitura da "Don't Let Me Be Lonely Tonight" de Taylor
marcaria também a primeira grande interpretação de Ronald Isley nos vocais.
Retomando a pegada mais funk, "If You Were There" traz de volta as
harmonias vocais de Rudolph e O'Kelly acompanhando o vocalista do grupo, bem
como uma linha de baixo bem funkeada de Marvin Isley, tendo, em acréscimo à
participação de Thomas, a fórmula repetida em "You Walk Your Way". O
cover do Doobie Brothers soa tão grandioso quanto e vestido sob uma roupagem
fortemente funkeada, com direito as harmonias, junto às teclas e linhas de
baixo com toda uma pegada particular do estilo, fechando em grande estilo o
Lado A da obra. Com a mesma pegada soul e funk do lado A, "What Comes Down
To You", adota toda a munição musical que se tem a disposição, inclusive a
guitarra, empunhada por Ernie em um solo final calibrado de efeitos. A mais
pesada faixa do álbum fica por encargo de "Sunshine (Go Away Today)",
recheada da excelente cozinha do grupo, com adendo dos sintetizadores e de um
oportuno duelo entre Jasper e Ernie. Se em todos os covers anteriores o grupo
trouxe muito de suas características, na faixa composta por Seals & Crofts
não foi diferente: do folk da dupla norte-americana direto para o melhor que o
R&B enquanto gênero poderia oferecer, com harmonias grandiosas, um Ernie
Isley que de forma triunfal empunha a guitarra solo em sua melhor participação
no trabalho, além da perfeita sincronia entre Jasper, Marvin e George Moreland,
criando aquela que seria um dos dois singles do grupo a promover a obra. A
concluir o álbum, sob uma bela harmonia no piano (aqui consolidando Chris
Jasper como um dos músicos chave da banda) e do acompanhamento entrosamento do
grupo, "Highways of My Life" termina por consagrar igualmente os
vocais de Ronald Isley bem como o apoio sempre presente de Rudolph e O'Kelly.
Os resultados de
tal trabalho não demorariam a chegar, já que no mesmo ano, o grupo alcançou a
segunda colocação nos charts de R&b e a oitava na Billboard 200, além de
suas escolhas para músicas de trabalho: no ano de 1973 "That Lady Pt. 1
& 2" e "What It Comes Down To" atingir posições sólidas no
Top Five no US Billboard Black Single Charts e no ano de 1974, "Summer
Breeze" atingiria o Top Ten do chart R&B singles e a sexagésima posição
do Billboard Hot 100. Grande parte desse sucesso que o álbum protagonizou fora
a fórmula de nova roupagem de todo o material interpretado no álbum: a
competência estava acima de tudo na forma como rock, folk, country e pop ballad
transformar-se-iam no melhor da música negra da época. De vez, o agora
somatório entre três e três alavancava para voos mais altos.
- Ficha Técnica:
Gravadora: | T-Neck/Epic Records |
Lançamento: |
1973
|
Gênero: |
R&b, Funk e Soul
|
- Faixas:
A1) That Lady, Pt. 1 & 2 | Compositores: Ernie, Marvin, O'Kelly, Ronald, Rudolph e Jasper | 5:43 |
A2) Don't Let Me Be Lonely Tonight | Compositor: James Taylor | 4:02 |
A3) If You Were There | Compositores: Ernie, Marvin, O'Kelly, Ronald, Rudolph e Jasper | 3:23 |
A4) You Walk Your Way | Compositores: Ernie, Marvin, O'Kelly, Ronald, Rudolph e Jasper | 3:05 |
A5) Listen to the Music | Compositor: Tom Johnston | 4:05 |
B1) What It Comes Down To | Compositores: Ernie, Marvin, O'Kelly, Ronald, Rudolph e Jasper | 3:54 |
B2) Sunshine (Go Away Today) | Compositor: Jonathan Edwards | 4:22 |
B3) Summer Breeze | Compositores: Dash Crofts e Jim Seals | 6:13 |
B4) The Highways of My Life | Compositores: Ernie, Marvin, O'Kelly, Ronald, Rudolph e Jasper | 4:17 |
Créditos:
Vocais: | Ronald Isley |
Vocais de Apoio: | O'Kelly Isley, Ronald Isley e Rudolph Isley |
Baixo: | Marvin Isley |
Violão: | Ernie Isley |
Guitarra, Guitarra 12 cordas: | Ernie Isley |
Piano, Piano Elétrico ARP Synth, Moog, Clavinete: | Chris Jasper |
Órgão, Teclados: | Truman Thomas |
Bateria: | George Moreland |
Tom-Tom: | Ernie Isley e George Moreland |
Maracas: | Ernie Isley |
Congas: | Rocky (4) |
Condução: | Kwasi "Rocky" Dzidzornu |
Tambourine: | Chris Jasper |
Engenheiros: | Malcolm Cecil e Robert Margouleff |
Produção: | Isley Brothers |
- Gravado no Record Plant West, Los Angeles, Califória, Estados Unidos, 1973
- Vídeos
That Lady |
What It Comes Down To |
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Mestre vinicius!
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