Enquanto
músico, Roger Hodgson acumulou além de diversos hits e êxitos uma carga de
faixas que caminham por um ecletismo de temas. Enquanto co-fundador do
Supertramp, foram algumas músicas sobre críticas ao establishment como
"Logical Song" e "Hide In Your Shell", sobre o amor e as
separações, como "Even In The Quietest Moments" e "Don't Leave
Me Now" e a culpa ou fragilidade do ser humano, na belíssima "Lord Is
It Mine". Desde seu desligamento do grupo, ainda na primeira parte dos
anos 80, aplicou imediatamente seu talento e inspirações no debut "In The
Eye Of The Storm", que alcançou destaque no Canadá com um álbum de
platina, a quadragésima oitava posição na Bilboard Hot 100 e emplacando dois sucessos
(ou faixas que continuariam em seu setlist) em "Lovers In The Wind" e
"In Jeopardy". A partir desses dois momentos distintos de sua
carreira e procurando aproveitar a mudança de sonoridade, Roger Hodgson prepara
o seu segundo lançamento solo.
Assim
como o trabalho anterior, Hai Hai seria produzido por Hodgson, mas dessa vez em
parceria do estreante Jack Joseph. A sonoridade, como de se esperar de um
trabalho efetuado na segunda metade dos anos 80, é bastante carregada de
sintetizadores e de algumas faixas com bateria eletrônica, o que se difere
bastante dos projetos anteriores. Entre o longo staff dos músicos convidados
para a produção estão o baterista do Toto Jeff Porcaro, os baixistas Nathan
East e Leland Sklar e o percussionista sul-africano e radicado em Los Angeles
Lenny Castro, que trabalhou dentro de longa lista, com Christopher Cross, Barry
Gibb e o próprio Toto. Nesse lançamento, Roger mostra-se um grande
instrumentista, ao tocar além das teclas, a guitarra, violão e baixo. Destaques
especiais a serem feitos são para o talentosíssimo baterista Joseph Pomfret,
que havia passado anos antes por uma grande banda do rock internacional e uma
música que conta com um traço de composição engavetada do Supertramp com a
rubrica Davies-Hodgson. A partir das premissas, Hai Hai foi gravado com o
intuito de novas experiências para Hodgson, como em alguns momentos a
sonoridade chegando perto do AOR.
É
experimentando o Adult Oriented Rock que as duas primeiras faixas do álbum
ocorrem, a primeira, "The Right Place" em menor intensidade e com
sintetizadores de protagonista e "My Magazine", com uma linha de
guitarra do próprio Hodgson de dar inveja a qualquer grande instrumentista do
gênero. A bateria de marcação de tempo e os vocais rasgados marcam a primeira
surpresa dessa jornada. "London" lembra as músicas populares indianas
e do leste europeu e é carregada de efeitos sintetizados, principalmente do Dx7
Seetar Solo magistralmente tocados por Mikail Graham, destaques também para o
saxofonista Larry Willians e para a primeira participação de Jeff Porcaro.
Enquanto "You Make Me Love You" e "Who's Afraid" soam
bastante previsíveis, Hai Hai dá novamente ao trabalho a sonoridade AOR, com
direito a gaita de Allardyce e à bateria eletrônica da trinca Roger, Albertine
e Albhy Galuten (conhecido produtor da fase de ouro dos Gibbs). Lembrando a sua
sonoridade anterior, temos "Desert Love", que é bem acompanhada por
violão de 12 cordas e baixo, ambos tocados por Roger. "Land Ho" pode
parecer repaginada aos anos 80, mas é fruto na essência do Supertramp, assinada
também por Davies. A faixa, engavetada desde 1974 ganharia uma primeira vida em
um trabalho igualmente não lançado de Roger já na carreira solo. A terceira
tentativa surtiu efeito e mostrou um “revival” do grupo e um momento bastante
agradável no álbum, e os destaques estão nos saxofones altamente participativos
(como nos velhos tempos) de Marc Russo, na linha de baixo do músico de sessão
Leland Sklar, na percussão de De Castro além da quinta e última participação de
Joseph Pomfret nas baquetas. "House of Corner" é um daqueles
intervalos entre as faixas, com pouco destaque e um modelo surrado de AOR (adult oriented rock) oitentista, lembrando um pouco as
teclas de uma das fases do Van Halen e tendo destaque as participações sempre
afinadas de Hodgson e Anni McCann nos vocais de apoio. "Puppet
Dance", a faixa a fechar o álbum, é a terceira grande surpresa do
trabalho: em uma letra que trata da solidão no final de um relacionamento
(Everything Changes Now you're Gone/Making Me Wonder How To Carry On), o músico
apresenta-se ainda mais inspirado em uma faixa que mescla muito do espírito
Supertramp com seu início solo, com vocais em falsete nos refrãos. Destaques
nas teclas executadas conjuntamente com Rhett Lawrence (que também assina a
bateria eletrônica), para o excelente Nathan East, sendo essa realmente o
grande gol do trabalho. De uma quantidade alta de músicos de sessão tocando, é
interessante citar que Pomfret é na verdade o próprio Roger assumindo um
pseudônimo (que na verdade são seu segundo e terceiro nome), ficando registrado
mais ainda sua multifacetada capacidade também como instrumentista.
Lançado
em 1987, infelizmente o artista sofre um acidente doméstico que causou lesões
no pulso, praticamente mortais para um tecladista, fato que o impossibilitou de
divulgar ainda mais o lançamento. Os legados que esta obra irregular deixa, são
só dois momentos que derivam para o carro-chefe da obra: Enquanto "My
Magazine" surpreende pela naturalidade da adaptação ao AOR e "Land
Ho" se torna um “revival” dos tempos de ouro do Supertramp, sendo essa
terceira tentativa, articulada durante os treze anos de maturidade musical de
Roger. Ambos os momentos, díspares, afluem para a última música do álbum, que é
sem dúvida uma vertente daquilo que fez na curta carreira solo de até então.
"Hai Hai" alcançaria a posição de número 163 na Billboard 200 e
levaria a oitentista-comercial "You Make Me Love You" à trigésima
oitava posição do chart "Mainstream Rock", um sucesso inferior nesses
parâmetros aos trabalhos da banda que saíra (Free As A Bird - #101 na Billboard
200). As lições que ficam evidenciam a validade dos experimentos (nítido por
exemplo em "London") enquanto processo de amadurecimento musical.
Hodgson não emplacou um "Hai Hai" precipitado e muito pouco coeso,
mas blindou-se junto a sua recuperação física dos eventuais reveses da
carreira.
- Avaliação:
- Ficha Técnica:
Gravadora: |
A&M
|
Lançamento: |
1987
|
Gênero: |
AOR e Pop
|
- Faixas:
A1) | The Right Place | Compositor: Roger Hodgson | 4:05 |
A2) | My Magazine | Compositor: Roger Hodgson | 4:39 |
A3) | Londo | Compositor: Roger Hodgson | 4:11 |
A4) | You Make Me Love You | Compositor: Roger Hodgson | 5:08 |
A5) | Hai Hai | Compositor: Roger Hodgson | 5:28 |
B1) | Who's Afraid ? | Compositor: Roger Hodgson | 4:57 |
B2) | Desert Love | Compositor: Roger Hodgson | 5:26 |
B3) | Land Ho | Compositores: Rick Davies e Roger Hodgson | 4:06 |
B4) | House On The Corner | Compositor: Roger Hodgson | 5:21 |
B5) | Puppet Dance | Compositor: Roger Hodgson | 5:16 |
- Créditos:
Vocais: | Roger Hodgson |
Vocais de Apoio: | Anni McCann(1,3,4,5,8,9,10), Brad Lang(2), Clair Diament(3), Ken Allardyce(3,8) Roger Hodgson(1,3,4,5,8,9,10) e Willie Hines(2) |
Baixo: | Leland Sklar(8), Nathan East(3,6,9,10) e Roger Hodgson(7) |
Guitarra: | Dan Huff(1,3,5,10), Ken Allardyce(3) e Roger Hodgson(1,2,4,5,8,10) |
Violão de 12 cordas: | Roger Hodgson(7) |
Bateria: | Omar Hakim(1), Jeff Porcaro(2,3,4,5,9), Carlos Vega(2,3) e Roger Hodgson(como Joseph Pomfret)(1,4,6,7,8) |
Bateria Eletrônica: | Albertine/Albhy Galuten/Roger Hodgson(5) e Rhett Lawrence(10) |
Teclado: | Ken Allardyce(3,4,5,9) e Roger Hodgson(3,4,7,8,9) |
Piano: | Roger Hodgson(6) |
Órgão: | David Paich(2) |
Synth Bass: | David Paich(2), Robbie Buchanan(5) e Roger Hodgson(1,4) |
Synth Brass: | David Paich(2) |
Synth Seetar: | Mikail Graham(3) |
Sintetizadores: | Rhett Lawrence(10), Robbie Buchanan(1,6) e Roger Hodgson(1,6,10) |
Percussão: | Jeff Porcaro(4), Lenny Castro(1,2,3,4,5,6,8,9,10) e Roger Hodgson(como Joseph Pomfret)(4) |
Gaita: | Ken Allardyce(1,5) |
Saxofone: | Larry Williams(3,7) e Marc Russo(8) |
Engenheiro: | Jack Joseph, Bart Stevens, Dan Garcia, Julie Last, Steve Ford e Wade Jaynes |
Produção: | Jack Joseph e Roger Hodgson |
- Gravado nos estúdios Unicorn Studio, em Nevada e Bill Schnee's Studio em North Hollywood, Estados Unidos, 1987
- Vídeos
Puppet Dance |
You Make Me Love You |
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