As influências da música
negra dos anos cinquenta e sessenta seriam decisivas na carreira de um dos
milhares de jovens da Inglaterra que tocavam o skiffle em bares e pubs da sua
Sheffield. John Robert, que viraria Joe e tempos depois assumiria o nome artístico
de Vance Arnold (vindo do personagem de Presley em "Jailhouse Rock"
Vince Everett e do cantor country Eddy Arnold) não ficou conhecido pelos
amantes de música por nenhum desses nomes. O que marcaria mesmo seria Joe
Cocker, preservando o apelido de longa data junto ao nome da família. Em 1963,
com a "Vance Arnold and the Avengers", banda de skiffle que tocava
basicamente covers de Ray Charles (uma das principais influências de Joe) e
Chucky Berry, conseguiu sua primeira façanha ao acompanhar a turnê dos Stones
que passavam por Sheffield. Desde o primeiro instante de sua carreira
profissional - após assinar com a Decca em 64 - (com o cover de "I'll Cry
Instead", que contou com o guitarrista à época de sessão, Jimmy Page),
Cocker interpretou diversos sucessos do Fab Four, com destaques para "She
Came Through The Bathroom Window" do debut "Joe Cocker!" e
"With a Little Help From My Friends", que viria a se tornar uma das
melhores interpretações do músico, especialmente no Festival de Woodstock, que
também interpretou as músicas "Feelin' Alright" da Traffic (que na
versão de seu debut conta com a percussão do brasileiro Laudir de Oliveira) e
aquela que traduziu o espírito do evento, "Let's Go Get Stoned", de
Ray Charles (juntamente com sua segunda banda relevante, a The Grease Band). O
sucesso do início dos anos 70 veio com shows da "Mad Dogs" e
"The Englishmen", porém tempos depois, Cocker se viu em um crescente
problema com o alcoolismo e a heroína (essa que ele conseguiu se livrar no
mesmo ano), e é dessa atmosfera que se começa o processo de criação de "I
Can Stand A Little Rain", ainda no final de 1973.
Como se
nota desde o início de sua carreira, Cocker está incluso na primeira leva de
músicos dos anos 50 e 60 que na maioria das vezes apenas se encarregaram de
interpretar, e não compor suas faixas. Vindo do lançamento de "Joe
Cocker", de 1972, onde assinou várias faixas com o colega de longa data
Chris Stainton, nesse novo trabalho além da reformulação dos musicos e da
produção, já que Jim Price realiza seu primeiro trabalho com Cocker, Joe
voltaria à velha forma e apenas assinaria uma faixa. De mantido dos trabalhos
anteriores estão a gravadora A&M, que foi responsável por todos os
lançamentos da carreira solo do cantor. Na capa de "I Can Stand A Little Rain", nota-se a feição de um
Cocker mais abatido e desiludido, mostrando uma maturidade que confirmaria-se
igualmente musical. A nível das composições, o álbum é bastante democrático
dentro do corpo de músicos que o acompanhou, tendo apenas três de compositores que não
participaram, sendo o duo Preston/Wilson, de Allen Toussaint e Harry Nilson (o
mesmo que regravou "Without You", do Badfinger). É interessante notar
que a produção ocorreu quase em paralelo com a do trabalho seguinte, que seria
lançado apenas no ano de 1975.
Em si,
o álbum é permeado faixas que circulam dentro da sonoridade pop rock com
momentos que lembram a música negra, em especial o gospel e o soul, além do uso
das teclas (sob a forma de piano, teclado ou mesmo o órgão) que tomam grande
contribuição nas faixas. As letras, de maneira geral, falam da tristeza, das
não realizações (como o hit), moldando-se facilmente ao arranjo. A primeira, a
animada "Put Out The Light" (composta pelo mesmo Daniel Moore que
compôs "Shambala" que ficou conhecida com o Three Dog Night), possui
um conjunto de metais afinado e também conta com os vocais de apoio bastante
destacados. A canção homônima ao álbum e composta pelo produtor já apresenta
uma atmosfera que começa a se encaixar no perfil geral que tem a obra, ainda
sim que trabalhe com uma linha de guitarra que se faz presença nos momentos
apropriados. "I Get Mad", parceria do produtor com Joe Cocker
representa o último momento que se aproxime da época do Mad Dogs ou da Grease
Band, possuindo um conjunto de metais e teclas com viradas de bateria pontuais,
que dão o suporte necessário a voz de Cocker. A primeira das faixas que se
aproxima do gospel é "Sing Me A Song" canção do colega de Grease
Band, Henry McCullough (guitarrista que chegou a tocar no Wings): teclas
imponentes e vocais negros femininos bastante acentuados. Esse momento
repetiria-se em "Don't Forget Me", de Harry Nilson e "It's A Sin
When You Love Somebody", essa com um vocal de Joe Cocker mais
característico. Composta por Jimmy Webb, "The Moon Is A Harsh
Mistress" e a última faixa do álbum, "Guilty" do também músico
de sessão Randy Newman, exploram a voz de Cocker acompanhada de um arranjo
quase que unicamente de teclas (no segundo caso, apenas voz e piano).
"Performance" é uma faixa que lembra mais a sonoridade da soul music,
com uso em larga escala dos vocais de apoio em falsete. O Hit absoluto do álbum
foi a belíssima canção de amor "You're So Beautiful", que nessa
versão dá realmente uma nova façeta de um Joe Cocker inspirado e bem acompanhado
de um arranjo impecável.
A
recepção do álbum nas paradas norte-americanas foi bastante satisfatória a
nível de uma volta do artista à superfície após superar o vício da heroína,
alcançando no chart da Billboard a décima primeira posição. Em relação aos
singles, o Top 5 aguradariam no ano de 1975 as faixas "It's A Sin When You
Love Somebody" e "You're So Beautiful", ambas com a quinta
posição. Ainda no ano de lançamento, "Put Out The Light" chegou à
quadragésima sexta posição."I Can Stand A Little Rain" justifica o
largo uso do piano devido aos músicos que compuseram e trabalharam no álbum
serem sobretudo pianistas: Jimmy Webb, o produtor (e renomado músico de sessão)
Jim Price, além de Randy Newman. Esse grupo assina metade do trabalho, que é completado
também pelo pianista Toussaint, por Billy Preston e por Harry Nilson, que não
escondia alguma habilidade com as teclas. Essa tática pode ter sido usada para
aliar a técnica vocal de Joe Cocker com alguma espécie de requinte capaz de
atrair um público mais amplo. Mas, a medida que o ano de 1974 ia se encerrando,
mais obrigações chegariam á conta de Joe, afinal, "Jamaica Say You
Will", seu lançamento do ano seguinte, estava em processo de produção e
havia ainda uma longa estrada de controle pessoal e profissional para
percorrer.
Avaliação:
Ficha Técnica:
Gravadora: | A&M |
Lançamento: | 1974 |
Gênero: | Pop Rock, Rock e Soul |
Faixas:
A1) Put Out The Light | Compositor: Daniel Moore | 4:13 |
A2) I Can Stand A Little Rain | Compositores: Jim Price | 3:33 |
A3) I Get Mad | Compositores: Dennis Wilson e Joe Cocker | 3:41 |
A4) Sing Me A Song | Compositor: Henry McCullough | 2:28 |
A5) The Moon Is A Harsh Mistress | Compositor: Jimmy Webb | 3:33 |
B1) Don't Forget Me | Compositor: Harry Nilson | 3:22 |
B2) You Are So Beautiful | Compositor: Billy Preston e Bruce Fisher | 2:41 |
B3) It's A Sin (When You Love Somebody) | Compositor: Jimmy Webb | 3:47 |
B4) Performance | Compositor: Allain Toussaint | 4:40 |
B5) Guilty | Compositor: Randy Newman | 2:48 |
Créditos:
Vocais: | Joe Cocker |
Vocais de Apoio: | Clydie King(2,4,8,9), Daniel Moore(1), Merry Claiton(2) Sherlie Matthews(2,4,8,9) e Venetta Fields(2,4,8,9) |
Baixo: | Chris Stewart(4,5), Chuck Rainey(1) e Dave McDaniel |
Violão/Guitarra: | Cornell Dupree(3), Henry McCullough(2,5), Jay Graydon(2,4,8,9) e Ray Parker(1,8,9) |
Bateria: | Bernard Purdie(3), Jeff Porcaro(2,5) e Ollie Brown(1,8,9) |
Piano: | David Paich(1,8), Greg Matheson (9), Jim Price, Jimmy Karstein(4), Jimmy Webb, Nicky Hopkins(5,6), Randy Newman e Richard Tee |
Órgão: | Jim Price, Peggy Sandvig(6) e Richard Tee(3) |
Saxofone Alto: | Jim Horn(1,3) |
Saxofone Tenor: | Jim Price(1,3) e Mayo Tiana(1,3) |
Trompete: | Steve Madaio(1,3) e Stu Blumberg(1,3) |
Arranjador: | Jim Price |
Engenheiros: | Carlton Lee, Joe Tuzen, John Jansen, Ken Klinger, Marco Aglietti, Nat Jeffrey e Richard Heenan |
Produtor: | Jim Price |
- Gravado no Village Recorder, Los Angeles, Estados Unidos, 1973-74
Vídeos:
Put Out The Light |
You Are So Beautiful |
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